DEPRESSÃO

O que é depressão?

Depressão é uma doença caracterizada por: estado de ânimo sombrio (humor depressivo) e/ou falta de interesse, falta de motivação, redução da energia mental e física, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade, pensamentos de morte e suicídio, ausência da capacidade de sentir prazer, alegria e felicidade (anedonia). Apresenta também alterações psicomotoras (reflexos ou pensamentos lentos), de sono (insônia ou hipersonia), do apetite (diminuição ou aumento) e sexuais (falta de desejo). A pessoa deprimida afasta-se do convívio humano, tem dificuldades para expressar o que está sentindo e frequentemente não tem iniciativa de buscar ajuda médica, sendo necessária a intervenção de familiares para que isso aconteça. 


A depressão pode constituir-se em um ínico episódio depressivo, mas a ocorrência repetida de vários episódios, ao longo do tempo, é a situação mais comum. algumas pessoas desenvolvem depressão crônica, um episódio depressivo de longa duração (anos e anos), acomodando-se ao humor depressivo, como se fosse parte de seu jeito de ser: "Eu sou assim". A depressão compromete seriamente as relações afetivas, profissionais e o estado geral de saúde do paciente. 

 

Quais são as causas da Depressão?

O aumento constante do estresse típico da vida moderna é um dos fatores que causam depressão. Outras causas podem ser:
- Fatores genéticos: quem tem casos de depressão na família possui mais chances de ter o problema;
- Acontecimentos externos: morte de um ente querido, separação conjugal, perda do emprego, dificuldades financeiras e outras situações graves;
- Traumas psíquicos: por exemplo: abuso sexual, violência, assalto, sequestro ou situações estressantes vivenciadas na infância;
- Doenças, medicamentos ou substâncias psicoativas: há casos em que a depressão ou é caus por uma doença ( por exemplo hipertireoidismo), ou é induzida por medicamentos (como alguns anti-hipertensivos), ou por substâncias psicoativas (drogas ilíticas).

 

Como é feito o diagnóstico de Depressão?

Embora pareça fácil perceber quando uma pessoa está deprimida, o diagnóstico é clínico e deve ser feito por um psiquiatra. O Psicólogo pode identificar uma síndrome depressiva e encaminhar ao psiquiatra para confirmação diagnóstica.

Vários sintomas de depressão devem estar presentes durante um período de, pelo menos, duas semanas e devem representar uma alteração para pior na vida do paciente. Os sintomas devem causar sofrimento ou prejuízo em áreas importantes da vida (relações afetivas, profissionais, etc.) É necessário fazer uma detalhada investigação clínica para descartar a possibilidade de a depressão ser causada por outras doenças, medicações ou abuso de álcool ou drogas.

 

Qual é o tratamento para Depressão?

O tratamento da depressão é realizado com o uso de medicamentos associados à Psicoterapia. O tratamento medicamentoso para a depressão consiste na administração de antidepressivos por longos períodos. No primeiro episódio, o tratamento ocorre, em geral de seis meses a um ano.

É indicado também:

- Manter uma dieta saudável;

- Não consumir bebidas alcoólicas;

- Não ingerir drogas ilícitas;

- Praticar atividade física;

- Boa qualidade do Sono;

- Procurar dedicar-se ao lazer, fazer algo que sinta prazer.

 

CRISTIANY RAINHO MENDONÇA

☎ 11 98319-0695

Rua Siqueira Bueno, 1576 - Mooca, São Paulo - SP, 03173-010, Brasil

©2018 BY BELA PSICOLOGIA - CRISTIANY RAINHO MENDONÇA