ALCOOLISMO

O que é Transtorno por Uso de Álcool?

Trata-se de uma doença caracterizada por um padrão de ingestão de álcool excessivo, apesar dos efeitos negativos que a bebida traz para a vida do indivíduo. A bebida alcoólica torna-se uma prioridade para o indivíduo, em detrimento de outras atividades cotidianas. O sujeito experimenta um desejo descontrolado e irresistível de consumir bebidas alcoólicas. Ocorre o uso exagerado, contínuo de álcool por muito tempo. Há um desejo intenso de beber e necessidade de beber quantidades cada vez maiores para obter o mesmo efeito (tolerância). As atividades da pessoa giram em torno da obtenção de bebidas, ocorrem prejuízos nas demais atividades, como falta ao trabalho, queda do rendimento no trabalho e convívio familiar.

 

Qual é o tratamento do Alcoolismo?

O Tratamento pode incluir desintoxicação e abstinência, aconselhamento psicológico, tratamento medicamentoso e programas de apoio.

 

Sintomas do Alcoolismo

- Dificuldade de limitar a quantidade bebida de álcool, mesmo que haja o desejo explícito de parar ou diminuir;
- Gastar muito tempo bebendo, procurando algo para beber, ou se recuperando de uma bebedeira;
- Ânsia ou desejo extremamente forte pela bebida;
- Falhas consecutivas em cumprir com obrigações importantes no trabalho, escola ou em casa, devido ao uso de álcool;
- Continuar bebendo mesmo sabendo que isso está acarretando em problemas físicos, sociais ou interpessoais;
- Desinteresse em participar em eventos sociais, de trabalho ou em hobbies;
- Consumir álcool mesmo em situações de perigo, como dirigindo;
- Desenvolvimento de tolerância ao álcool, implicando na necessidade de beber mais para poder sentir a mesma sensação que tinha anteriormente;
- Desenvolvimento de sintomas de abstinência na ausência da substância, ou beber para evitar esses sintomas.

Felicidades
 

Estatísticas:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de álcool é o terceiro maior fator de risco para morte prematura, incapacitação e perda de saúde no mundo e é um problema de saúde pública que deve ser investigado por todo profissional da área da saúde. Esse transtorno é o responsável a cada ano por cerca de 2,3 milhões de mortes prematuras no mundo. Estima-se que cerca de 10% das mulheres e 20% dos homens façam uso abusivo do álcool; 5% das mulheres e 10% dos homens apresentam a síndrome de dependência do álcool ou alcoolismo. Sabe-se também que o álcool está relacionado a 50% dos casos de morte em acidentes automobilísticos, 50% dos homicídios e 25% dos suicídios.

 

Como podemos ajudar no dia-a-dia?

É importante continuar as sessões de tratamento, encontrar novas atividades e metas para substituir os que envolviam o uso do PCP. Passe mais tempo com a família e os amigos, considere não ver os amigos que ainda usam o pó de anjo para não haver recaídas. Evite gatilhos, lugares, coisas ou emoções que podem fazer querer o indivíduo usar novamente.

 

CRISTIANY RAINHO MENDONÇA

☎ 11 98319-0695

Rua Siqueira Bueno, 1576 - Mooca, São Paulo - SP, 03173-010, Brasil

©2018 BY BELA PSICOLOGIA - CRISTIANY RAINHO MENDONÇA