LUDOTERAPIA - A PSICOTERAPIA INFANTIL

Ludoterapia é um método psicoterapêutico infantil que tem a brincadeira como forma de comunicação.

Dificilmente uma criança fala sobre seus problemas, até porque, na maioria dos casos, ela nem é capaz de entender se está sofrendo e o que está sentindo. E quanto menor a idade, mais difícil é o processo de verbalização.

O brincar é a linguagem da criança, onde ela expressa suas alegrias, frustrações, medos, angústias, habilidades e dificuldades. É a forma dela expressar seu mundo interior.

Histórias, desenhos, modelagem, brincar com bonecos, colagens, pintura, brincar de casinha, de carrinho ou de bola são apenas alguns dos recursos utilizados para desenvolver na criança a capacidade de gerir conflitos, ultrapassar obstáculos, promover auto-estima e auto-confiança

Os jogos e brincadeiras permitem que a criança libere a tensão, frustração, insegurança, agressividade, medos e a confusão, tudo isso sem que ela se dê conta que tem todos esses sentimentos guardados.

A Ludoterapia é indicada para crianças entre 3 a 12 anos, que apresentem comportamentos inadequados, agressivos, sintomas depressivos, tristeza, queda no rendimento escolar, diminuição ou aumento de apetite, isolamento, enurese noturna, constipação intestinal, medos, tiques, birras e ansiedade.

A participação dos pais é fundamental para o sucesso do tratamento porque eles estão, na maioria das vezes, ligados ao quadro apresentado. A criança é, em geral, uma espécie de reflexo da dinâmica familiar. Por isso é importante o envolvimento dos pais no tratamento, orientando-os e recebendo deles o feedback necessário ao acompanhamento do caso.


 

CRISTIANY RAINHO MENDONÇA

☎ 11 98319-0695

Rua Siqueira Bueno, 1576 - Mooca, São Paulo - SP, 03173-010, Brasil

©2018 BY BELA PSICOLOGIA - CRISTIANY RAINHO MENDONÇA