TRICOTILOMANIA

O que é Tricotilomania?

A Tricotilomania é um transtorno psicológico onde a pessoa arranca fios de cabelo para aliviar a ansiedade e o nervosismo. Algumas pessoas que sofrem desse transtorno enrolam os fios no dedo para depois puxar. Nos casos mais graves acabam ficando calvas ou com grandes falhas no couro cabeludo. 

Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não é saudável mas não conseguem resistir ao impulso. Esse comportamento costuma começar ainda na infância ou adolescência e durar por toda a vida, levando-as a uma calvície precoce.

Quando a perda de cabelo fica visível e difícil de esconder, os indivíduos podem se isolar socialmente para não mostrar aos outros, agravando sua baixa autoestima, depressão e ansiedade. Mesmo que não se isolem, críticas ao cabelo também tem efeito similar de agravar os fatores que desencadeiam o transtorno e assim aumentarem a frequência de arrancar cabelos ao invés de diminuir.

 

Conheça também a Tricotilofagia:

Algumas pessoas também comem o cabelo arrancado, o que é chamado de Tricotilofagia. Esse hábito pode causar:

  • Perda de apetite;

  • Vômitos;

  • Náuseas;

  • Bloqueio gastrointestinal;

  • Sangramento interno;

  • Dores abdominais e;

  • Acúmulo de cabelos no estômago.


Frequentemente exige cirurgia para a remoção do novelo de cabelos que se acumula no estômago e até nos intestinos.

Como é feito o tratamento?

A Tricotilomania é tratada com medicamentos e Psicoterapia.

A abordagem recomendada é Psicoterapia Cognitivo Comportamental, que além de ensinar comportamentos mais saudáveis também aborda qualquer pensamento distorcido que pode ser adicionando ao estresse que desencadeia o comportamento.

 

CRISTIANY RAINHO MENDONÇA

☎ 11 98319-0695

Rua Siqueira Bueno, 1576 - Mooca, São Paulo - SP, 03173-010, Brasil

©2018 BY BELA PSICOLOGIA - CRISTIANY RAINHO MENDONÇA