RELACIONAMENTO ABUSIVO

14 sinais que podem indicar um Relacionamento Abusivo

Você sabe o que é um relacionamento abusivo? Saberia identificar se você ou alguém próximo está em um? 

Relacionamento abusivo não é sinônimo de agressão física. Existem outras formas de violência, por exemplo a psicológica, que é tão danosa quanto a física. Porém, a violência psicológica é mais sutil e mais difícil de perceber.

Muitos casais acabam ficando nessas relações e sofrendo, sem conseguir entender o abuso que sofrem. 

Fique atendo as 14 sinais que podem indicar que você está diante de um relacionamento abusivo:

  1. Se você se relaciona com alguém que te humilha, hostiliza, não reconhece seus esforços e faz com que você se sinta inferior, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  2. Se você se relaciona com alguém que invade sua privacidade, rouba suas senhas, não respeita o seu espaço individual. Mexe no seu celular, lê seus e-mails e mensagens, instala programas de rastreamento com a justificativa de que “quem ama não tem nada a esconder”, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  3. Se você se relaciona com alguém que tem ciúme e controle excessivo do que você pode ou não fazer. Que roupas vestir, com quem falar, onde pode ir e quais atividades fazer, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  4. Se você se relaciona com alguém que te obriga a fazer coisas contra a sua vontade, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  5. Se você se relaciona com alguém que faz birras, chantagens emocionais, ameaças e agressões psicológicas, quando você tenta terminar o relacionamento, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  6. Se você se relaciona com alguém que te afasta de seus amigos e familiares, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  7. Se você se relaciona com alguém que te acusa de loucura e incapacidade de avaliar determinada situação sempre que você o contraria, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  8. Se você se relaciona com alguém que te faz acreditar que você nunca será amado, aceito ou desejado por alguém, além dele, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  9. Se você se relaciona com alguém que faz com que você acredite que a culpa de ele ser agressivo ou ameaçador é sua, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  10. Se você se relaciona com alguém que não te agride, mas que regularmente quebra moveis ou objetos durante as discussões, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  11. Se você se relaciona com alguém que invalida seus sentimentos dizendo que o que você sente é besteira ou bobagem da sua cabeça, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  12. Se você se relaciona com alguém que compartilha com outras pessoas suas informações pessoais com o intuito de te constranger, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  13. Se você se relaciona com alguém que tenta controlar o modo como você se comporta, sendo agressivo quando não tem suas ordens acatadas, você pode estar em um relacionamento abusivo.

  14. Se você se relaciona com alguém que controla seu dinheiro, decide quanto gastar, com que vai gastar ou quanto poupar, você pode estar em um relacionamento abusivo.


Fique atento aos sinais acima. Você tem problemas de relacionamento ou suspeita que está em um relacionamento, procure ajuda profissional! 


Sem saúde Mental, não há saúde!


Cristiany Rainho Mendonça

Psicóloga Clínica, Consteladora Sistêmica Familiar, Hipnoterapeuta e Master Coach.

CRP:  06/66938

 

CRISTIANY RAINHO MENDONÇA

☎ 11 98319-0695

Rua Siqueira Bueno, 1576 - Mooca, São Paulo - SP, 03173-010, Brasil

©2018 BY BELA PSICOLOGIA - CRISTIANY RAINHO MENDONÇA