COMO SE TRATA A ANSIEDADE?

O tratamento da Ansiedade é realizado com a combinação de medicamentos e Psicoterapia.  

Além disso, existem várias medidas que ajudam a controlar a ansiedade. Todas elas envolvem a busca de qualidade de vida (saúde física e mental).

A meditação também é bastante indicada para melhora dos sintomas da ansiedade e qualidade de vida.

Abaixo, vamos listar algumas dicas:

- Manter uma dieta saudável. Alguns alimentos podem causar aumento na ansiedade, por exemplo: café, chocolate, refrigerantes, massas, alimentos fritos, carnes processadas, laticínios ricos em gordura e sobremesas açucaradas.

- Praticar Exercícios: a prática de atividades físicas reduz o estresse e o mau humor por meio da liberação de endorfinas e de outros neurotransmissores no cérebro.

- Tomar Sol: o sol estimula a produção de vitamina D no organismo, que fortalece ossos, músculos e melhora o humor. usar filtro solar.

- Ter o hábito da Meditação.

- Ter um sono de qualidade.

- Evitar situações que são gatilhos para Ansiedade.

- Não abusar de bebidas alcoólicas.

- Evitar drogas ilícitas.

- Ter uma vida sexual saudável.

- Lazer: procurar dedicar-se ao lazer ou descansar nos fins de semana. Tirar férias uma vez por ano.

Você sente muita Ansiedade? Ela está prejudicando sua qualidade de vida? Procure um profissional e faça uma consulta! 

Sem saúde Mental, não há saúde!

Cristiany Rainho Mendonça

Psicóloga Clínica, Consteladora Sistêmica Familiar, Hipnoterapeuta e Master Coach.

CRP:  06/66938

 

ANSIEDADE

O que é Ansiedade?

A ansiedade é uma reação normal do organismo que prepara a pessoa para situações de perigo. Se não existisse ansiedade ou medo, as pessoas morreriam, pois não estariam alertas aos perigos da vida. Diante do perigo, as glândulas adrenais liberam adrenalina na corrente sanguínea, que prepara o corpo para uma reação de luta ou fuga.

Ansiedade é normal?

A ansiedade é normal e faz parte do repertório normal de emoções do ser humano. no entanto, quando exagerada, provoca muito sofrimento e interferência na vida cotidiana e passa a ser considerada patológica.

Quais os sintomas da Ansiedade?

Os sintomas da ansiedade podem ser divididos em mentais e somáticos. Os sintomas mentais ou psicológicos são medo de que ocorra algo ruim, preocupação excessiva e sensação de perigo iminente. Os sintomas somáticos incluem tensão motora, hiperatividade autonômica, hipervigilância, além de somatização importante. A hiperatividade autonômica manifesta-se por meio da descarga de adrenalina, que causa taquicardia (coração acelerado), sudorese, tremores, falta de ar, calafrios, ondas de calor, náuseas, aperto no peito, tontura, urgência urinária e diarreia. A hipervigilância, que é estar alerta ao perigo, ocasiona dificuldade de concentração e, consequentemente, de memorização.

 

Ansiedade exagerada é uma doença?

Na realidade, a ansiedade exagerada pode fazer parte de várias doenças. Há transtornos que são primariamente relacionados à ansiedade, como é o caso do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), o transtorno do pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo, as fobias entre outros. Em outras doenças, psiquiátricas ou não também se encontra ansiedade excessiva, por exemplo, na depressão, no hipertireoidismo entre outras. por isso, é necessária uma avaliação cuidadosa. 

 

CRISTIANY RAINHO MENDONÇA

☎ 11 98319-0695

Rua Siqueira Bueno, 1576 - Mooca, São Paulo - SP, 03173-010, Brasil

©2018 BY BELA PSICOLOGIA - CRISTIANY RAINHO MENDONÇA